Ambos os métodos de treino em circuito e treino HIIT são ótimos para quem quer treinar em casa sem ter de usar material. Os dois métodos de treino utilizam o peso corporal, sendo que a principal diferença entre eles acentua no processo. O treino em circuito assenta num maior número de repetições, enquanto o HIIT utiliza primordialmente o tempo.

Assim, o HIIT (treino intervalado de alta intensidade) utiliza movimentos explosivos com tempos curtos de exercício, com tempos de recuperação também curtos. Um exemplo disto é o método Tabata, que se baseia em 8 séries de 20 segundos com recuperações de 10 segundos, num total de quatro minutos, e onde o objetivo é realizar o máximo de repetições. Outro exemplo é executar, num determinado tempo (2 minutos por exemplo), o máximo de repetições para 2 ou 3 exercícios escolhidos. Este método de treino é mais curto, 15 a 20 minutos são suficientes, e é ótimo para quem tem pouco tempo para treinar. O seu efeito pós-treino pode durar por algumas horas, aumentando o VO2 máximo e melhorando assim a resistência aeróbica. É ótimo para queimar mais calorias e gordura.

Por sua vez, o método de treino em Circuito utiliza preferencialmente um circuito de várias estações de exercícios com tempos fixos de trabalho, assim como de repouso (Ex: 40” de treino para 20” de repouso com 8 a 10 estações). Assim, realiza-se uma volta ao circuito, descansa-se entre 1 a 2 minutos e repete-se o circuito. Podem-se realizar 2 a 3 voltas ao circuito, tendo assim uma duração de 25 a 40 minutos de treino. Este método é mais aconselhável para quem inicia os seus treinos, uma vez que os exercícios são realizados de uma forma mais controlada e segura, onde a técnica de execução é privilegiada em relação à velocidade. Este método trabalha vários grupos musculares em simultâneo e aumenta a Força e Resistência.

Por último, temos sempre a opção de combinar ambos os métodos. Podemos criar um circuito com várias estações que trabalhamos por tempo, combinado com um Tabata de abdominal ou outro grupo muscular no intervalo das séries do circuito, tornado assim o nosso circuito mais intenso.

Bons Treinos!