A atividade física e o exercício, realizados de uma forma regular, têm uma correlação forte e positiva entre si e para com a saúde, sendo assim um “meio para atingir o fim” – ser um indivíduo ativamente saudável.

A promoção constante de hábitos de vida saudável, por parte de profissionais de saúde e de exercício físico, é um mote para uma verdadeira consciencialização da população para a importância desses hábitos, sendo o movimento corporal fundamental para atingirmos níveis desejáveis de saúde física e mental.

A consciencialização da importância da AF (atividade física) para a saúde, leva-nos a procurar desafios que coloquem o nosso corpo e mente em modo de superação e, por conseguinte, à exaltação quando os conseguimos ultrapassar com o êxito desejado, evoluindo. Este ciclo desafio-superação-evolução faz com que nos mantenhamos ativos, motivados e com uma enorme vontade que o próximo treino aconteça.

Segundo as diretrizes do ACSM (ACSM’s – Guidelines for exercise testing and prescription 10th Edition), os benefícios da AF e exercício físico para a sua saúde são:

– Melhoria da função cardiovascular e respiratória;

– Redução dos fatores de risco de doenças cardiovasculares;

– Diminuição da mortalidade e morbilidade;

– Função cognitiva melhorada;

– Função física aprimorada e vida independente em indivíduos mais velhos;

– Sensações constantes de bem-estar;

– Otimização do desempenho em atividades laborais, recreativas e desportivas;

– Redução do risco de quedas e/ou lesões por quedas na população idosa;

– Prevenção ou mitigação de limitações funcionais em idosos.