A hipertensão arterial é uma doença crónica, na qual a pressão sanguínea encontra-se a maior parte das vezes elevada, o que acaba por danificar as paredes das artérias e pode inclusivamente afetar os órgãos vitais26,27. É caracterizada como uma patologia silenciosa, uma vez que não existem sintomas que possam manifestar a sua presença. O que se conhece é que esta divide-se em 2 tipos: hipertensão primária, correspondendo a 95% dos casos (quando a causa não é conhecida, podendo ser de fatores genéticos + ambientais) e hipertensão secundária, corresponde apenas a 5% dos casos e desencadeada por perturbações hormonais, ou uso de fármacos e.t.c26,27.
O valor da pressão arterial é medido em mmHg (mililitros de mercúrio), na qual se verifica na tabela abaixo os valores de referência:

PA sistólica (mmHg)PA diastólica (mmHg)
Normal< 120e< 80
Pré-hipertensão120 – 139ou80 – 89
Hipertensão grau I140 – 159ou90 – 99
Hipertensão grau II≥ 160ou≥ 100

Tabela 1: Valores de referência da pressão arterial (Associação Portuguesa dos Nutricionistas, maio, 2012).

O desenvolvimento desta patologia tem alguns fatores de rico que não podem ser ignorados e que têm de ser controlados com o Nutricionista e o acompanhamento do seu médico. Consideremos os seguintes fatores de risco:


• alimentação desequilibrada (pobre em fibras e elevada em consumo de alimentos contendo muito sal e baixo consumos de potássio)
• Índice de massa corporal (IMC >30kg/m2), ou seja grau de obesidade
• Sedentarismo
• Consumo excessivo de álcool
• Tabagismo
• Idade
• Diabetes
• Peso do fator genético

Em síntese, basta olhar para pequenos números, de acordo com dados obtidos em Portugal estima-se que existam cerca de 2 milhões de hipertensos, apenas metade tem conhecimento de que tem pressão arterial elevada, apenas ¼ está medicado e só 16 % estão controlados26,28,29.

Referências bibliográficas:

(26) – Ministério da Saúde – Portal da Saúde; Hipertensão Arterial;
(27) – Centers for Disease Control and Prevention;
(28) – The Seventh Report of the Joint National Committee; National High Blood Pressure Education Program Prevention, Detection, Evaluation, and Treatment of High Blood Pressure;
U.S. Department of Health and Human services, National Institutes of Health, National Heart, Lung, and Blood Institute, 2003.
(29) – Zhao D, Qi Y, Zheng Z, Wang Y, Zhang XY, Li HJ, Liu HH, Zhang XT, Du J, Liu J.; Dietary factors associated with hypertension.; Nat Rev Cardiol.; 2011 Jul 5;8(8):456-6.

NUTRICIONISTA FÁBIO NUNES (3437N)