Antes de focarmos a nossa atenção sobre o tema em questão, façamos antes uma viagem sobre o corpo humano, no sentido de percebermos qual é real expressão e importância que a articulação do ombro tem no nosso corpo.

Composto por 206 ossos e com funções de suporte e proteção, as articulações são o local onde dois ossos se encontram adjacentes, com ou sem a capacidade de se mover. De todas as articulações do corpo humano, o ombro é a mais móvel do corpo humano, visto que consegue realizar movimentos nos três planos e três eixos articulares, nomeadamente: flexão/extensão; abdução/adução; rotação externa/interna e circundação.
Contudo, apesar do ombro ser a estrutura articular com maior mobilidade, é também consequentemente uma das mais instáveis, pelo que o risco de lesão é muito elevado.

No desporto, de modo geral, assim como no quotidiano, existe uma grande incidência de lesão nos membros superiores, nomeadamente no ombro, pois possuem, como característica marcante, movimentos repetitivos que levam a um esforço muscular localizado. De entre as várias lesões que possam ou não advir da prática desportiva, destacam-se: luxações do ombro, lesão na coifa dos rotadores, artrites, artroses, bursites, capsulites adesivas, etc.

Como visto, existem várias patologias que podem estar associadas ao complexo articular do ombro, oriundas de várias razões e motivos e, para não entrar em detalhe sobre cada uma delas, explicando possíveis caminhos e processos de reabilitação, a ideia passa por explicar e elucidar sobre aspetos e traços gerais sobre os cuidados que deve ter no treino.


• Numa primeira instância, deverá procurar um profissional qualificado para promover e construir um plano de reabilitação adequado e ajustado;
• A construção do plano de reabilitação deve passar, à priori, por uma avaliação e perceber as limitações e as possíveis origens do desconforto/patologia;
• Trabalhar nas disponibilidades existentes e reforço dos padrões mais fragilizados de forma a recuperar a total função do ombro.


Com isto, não hesite em pedir a nossa ajuda, solicite o seu plano de treino.
Bons treinos!