A prática de Exercício Físico, seja ela feita em casa ou no ginásio, trará diversos benefícios para a nossa saúde, melhorando o bom funcionamento do organismo, aumentando o sistema imunitário, entre outras razões fundamentais.
Contudo, os benefícios só serão reais quando levamos a sua prática de forma regular e semanal, para criarmos um hábito saudável. Mais do que um hobby, o exercício físico deve ser uma rotina diária como a alimentação, beber água e escovar os dentes.
A principal diferença entre a prática comum e a prática ocasional está no processo de adaptação do nosso corpo, depois de iniciar uma atividade física, podendo desta forma prejudicá-lo. Quando damos por nós a realizar exercício físico, ele passa a fazer parte das nossas rotinas diárias, seja ele feito em casa ou num ginásio (o importante é ser feito), seja ele feito de manhã ou à noite, depois de um longo dia de trabalho. Com isto o nosso corpo tende a adaptar-se ao esforço exercido, trazendo com ele todos os benefícios, anteriormente falados, não podendo dizer-se o mesmo em relação à prática ocasional, sendo que com este tipo de prática, o corpo tende a sofrer mais com dores, com possíveis inflamações ou até mesmo com lesões, pois o nosso corpo estranha essa mesma movimentação “inexistente”. Daí ser tão importante a prática regular.
Vamos mudar “ERA UMA VEZ” para “É DESTA VEZ”!
Vários estudos (Mota, 2010; Silva, et al, 2010) revelam que, para se ter uma melhor qualidade de vida, é preciso conhecer a importância do exercício físico regular e os seus benefícios. O Exercício Físico regular é aliado no combate ao sedentarismo e aos seus malefícios, sendo que o sedentarismo é a consequência da inatividade física e um dos principais fatores para o desenvolvimento ou agravamento de doenças coronárias e alterações cardiovasculares e metabólicas.
O exercício Físico é compreendido como todo e qualquer movimento corporal que resulta num gasto energético acima dos níveis de repouso, logo qualquer atividade física no trabalho, em lazer e nas demais atividades que realizamos no nosso dia-a-dia são apontadas como aliadas quando nos referimos à manutenção corporal e à prevenção de doenças crónicas degenerativas. O exercício físico é visto também como componente multidimensional em que inclui intensidade, duração e frequência do movimento.
Para possuirmos uma boa qualidade de vida, uma boa saúde e aumentarmos a nossa longevidade, um dos fatores fundamentais é a prática regular de exercício físico, que para além de agir na prevenção de doenças da ordem metabólica, também ajuda no bem-estar e na autoestima, sendo esta prática fundamental para que se tenha um estilo de vida saudável e um estilo de vida ativo.
Benefícios:
- Melhorar a Pressão arterial;
- Prevenir Doenças das Artérias Coronárias;
- Controlar o peso;
- Prevenir a Diabetes;
- Evitar Osteoporose;
- Melhorar a postura;
- Prevenir e melhorar dores crónicas nas costas;
- Melhorar a capacidade de lutar contra infeções;
- Prevenção de Cancro;
- Melhorar autoestima;
- Melhorar autoconfiança;
- Combater e evitar a ansiedade;
- Combater o stress;
- Prevenir e combater estado depressivo;
- Melhorar capacidades intelectuais;
- Promover a socialização;
- Melhorar o rendimento escolar;
- Aumentar a capacidade funcional para as tarefas da vida diária.
“O nosso corpo é o reflexo do nosso estilo de vida”
Deixe uma resposta