Solinca Connected
InícioNutriçãoO QUE SÃO FODMAPS AFINAL?

O QUE SÃO FODMAPS AFINAL?

By marcanthony1230, Abril 13, 2021 Posted in: Nutrição

FODMAPs – um termo cada vez mais em voga ultimamente. Afinal o que são? 

Esta sigla designa “Fermentable Oligo-, Di-, Mono-saccharides And Polyols“. Agora em bom português significa alimentos ricos em “Oligossacaridos, Dissacaridos, Monossacaridos e Polióis Fermentáveis”. De forma geral são hidratos de carbono de cadeia curta que por não serem bem digeridos no intestino delgado passam para o intestino grosso onde, quando em contacto com a microbiota intestinal (bactérias), causam flatulência, dor e cólicas abdominais, distensão abdominal e alterações de motilidade intestinal. Todos estes factores influenciam o normal funcionamento do intestino culminando em obstipação ou diarreia.

Alguns exemplos de alimentos ricos em FODMAPs são cereais e derivados à base de glúten como trigo, centeio e cevada, leguminosas como o feijão, grão, ervilhas e lentilhas, legumes como os espargos, cebola, couve-de-bruxelas e couve-flor e frutas como a maçã e a pera. O leite (devido à lactose) e adoçantes como xilitol e malitol também estão aqui incluídos.

Após esta informação pensamos, então quais são os alimentos baixos em FODMAPs?

São exemplos cereais sem glúten como arroz integral e quinoa, cenoura, pepino, frutas como as uvas, laranjas, mirtilos, frango, ovos e peixe.

Inicialmente as dietas baixas em FODMAPs – “Low FODMAP Diets” surgiram na Austrália como estratégia terapêutica para a melhoria dos sintomas (dor ou desconforto abdominal recorrente associada a alterações dos hábitos intestinais) do Síndrome do Intestino Irritável (SII). 

O principal objectivo desta estratégia alimentar é substituir os alimentos ricos em FODMAPs por alimentos com baixo teor de FODMAPs dentro do mesmo grupo alimentar (ex. substituir a maçã pelo kiwi). Neste sentido a terapêutica passa por fazer estas alterações alimentares ao longo de 6 semanas consecutivas de forma a melhorar os sintomas inflamatórios do intestino. Após esse tempo, os alimentos ricos e FODMAPs são lenta e gradualmente reintroduzidos na alimentação, sempre com acompanhamento de um médico ou nutricionista. É nesta fase que se inicia a maior personalização da dieta alimentar, isto porque o funcionamento do intestino é variável de pessoa para pessoa e de alimento para alimento. De acordo com esta maior ou menor sensibilidade se determina o nível de tolerância dos alimentos que estão a ser novamente introduzidos.

Actualmente, uma dieta baixa em FODMAPs é também uma estratégia alimentar para melhorar sintomas em pessoas que, embora não tenham diagnóstico de SII, descrevam sentir desconforto. Na fase inicial, em que há eliminação de todos estes alimentos, as restrições alimentares são bastante profundas o que dificulta a adesão à terapêutica, sendo fundamental haver por parte do paciente muito autocontrolo e disciplina, tal como no seguimento de qualquer dieta. Importa ressalvar que a individualidade de cada um deve ser estudada e vista de forma holística, e é também por isso que esta não é uma dieta infalível, uma vez que as questões gastrointestinais são influenciadas por vários factores como o stress, o tabagismo, a qualidade do sono, o sedentarismo/exercício físico e a medicação.

Se sofre de alguma destas sintomatologias gastrointestinais e não sabe de que forma deve adaptar a sua alimentação, lembre-se de procurar a ajuda de um Nutricionista.

Nutricionista Sónia Taboada (1309N)

Related Posts

A VITAMINA B12 E A DIETA VEGETARIANA

A VITAMINA B12 E A DIETA VEGETARIANA

By marcanthony1230, Abril 9, 2021
Posted in: Nutrição

A dieta vegetariana, tal como o nome indica, é composta por um consumo predominante de produtos de origem vegetal. Estudos epidemiológicos classificam a dieta vegetariana em três tipos: ovolactovegetariana – dieta à base de ovos e lacticínios para além de produtos de origem vegetal; lactovegetariana – dieta à base de…

Ler mais

A VITAMINA B12 E A DIETA VEGETARIANA
LEVEDURA NUTRICIONAL – UM SUBSTITUTO VEGAN DO QUEIJO

LEVEDURA NUTRICIONAL – UM SUBSTITUTO VEGAN DO QUEIJO

By marcanthony1230, Abril 13, 2021
Posted in: Nutrição

O que é? As leveduras são microorganismos unicelulares, pertencentes ao reino dos fungos. As leveduras do género Saccahromyces cerevisae são utilizadas no fabrico da cerveja e do pão. Estas leveduras, quando expostas a temperaturas elevadas, são inativadas e comercializadas com o nome de levedura nutricional, também conhecida por Nutritional Yeast.…

Ler mais

LEVEDURA NUTRICIONAL – UM SUBSTITUTO VEGAN DO QUEIJO
COMER LEGUMES NÃO TEM QUE SER ABORRECIDO, DESCUBRA 5 FORMAS DE OS CONSUMIR!

COMER LEGUMES NÃO TEM QUE SER ABORRECIDO, DESCUBRA 5 FORMAS DE OS CONSUMIR!

By marcanthony1230, Abril 9, 2021
Posted in: Nutrição

Se tem dificuldade em consumir legumes porque não aprecia os típicos “brócolos cozidos”, então este artigo é para si! Descubra várias formas diferentes e apetitosas de consumir legumes: SalteadosExemplo: Legumes salteados com amêndoa laminadaMétodo de confeção, que consiste em mexer constantemente os legumes na frigideira, fazendo-os saltar. Utiliza uma pequena…

Ler mais

COMER LEGUMES NÃO TEM QUE SER ABORRECIDO, DESCUBRA 5 FORMAS DE OS CONSUMIR!

Previous Post

O QUE É UMA ALIMENTAÇÃO SUSTENTÁVEL PARA O PLANETA?

Next Post

ORGANIZAÇÃO DA LISTA DE COMPRAS PELOS PRINCIPAIS MACRONUTRIENTES

Deixe uma resposta Cancelar resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

*

*

© 2022 Solinca Connected All Rights Reserved

Search products
  • Home
  • Account
  • Search
  • Cart