Mais do que nunca, é importante valorizar a sua saúde e, se ainda não o faz, de seguida damos-lhe a conhecer as mais valias de se manter ativo.


A prática regular de exercício físico associa-se a múltiplos benefícios para a saúde, não apenas a nível cardiovascular, mas também a nível respiratório, músculo-esquelético, psicológico, oncológico, neurológico, endocrinológico, entre outros.
As pessoas mais ativas, sobretudo praticantes regulares de exercício físico, apresentam maior sobrevida, menor prevalência de eventos como acidente vascular cerebral e enfarte agudo do miocárdio, e fortalecem o seu sistema imunológico. Por outro lado, o sedentarismo, atualmente um verdadeiro problema de saúde pública, constitui um dos principais fatores de risco para a ocorrência de eventos cardiovasculares.


Posto isto, todos sabemos que a prática de exercício físico regular é bastante benéfica para a nossa saúde. Tendo em conta os dias de hoje, a crise vivida atualmente deve ser encarada como reforço positivo para sermos ativos. Ao longo do nosso dia, vamos encontrar tempo só para nós, para nos dedicarmos à nossa imagem e saúde. No futuro vamos agradecer! A sua saúde agradece!

Alguns dos benefícios de sermos ativos são:
o Melhoria da função cardiovascular e respiratória;
o Redução dos fatores de risco para doença das artérias coronárias;
o Diminuição de incidentes mortais provocados por doença cardiovascular;
o Diminuição da incidência de doença das artérias coronárias, cancro do cólon e diabetes tipo II;
o Diminuição da massa gorda e manutenção ou aumento da massa muscular;
o Aumento da massa óssea e/ou prevenção da sua perda (prevenção da osteoporose);
o Aumento da força muscular;
o Aumento da resistência de tendões e ligamentos;
o Aumento do metabolismo em repouso;
o Melhoria da função imunitária;
o Atraso de certos processos do envelhecimento;
o Aumento da sensação de bem-estar e da autoestima;
o Melhoria dos estados de depressão e ansiedade.

Em suma, a atividade física e o exercício físico associam-se a múltiplos benefícios. A Organização Mundial da Saúde defende no mínimo 30 minutos por dia de exercício físico de intensidade moderada. A desculpa do “não tenho tempo” já não serve. É hora de ir treinar.


Bons treinos!