Solinca Connected
InícioFitnessJOELHO – QUEM ESTÁ NO MEIO PAGA A FATURA

JOELHO – QUEM ESTÁ NO MEIO PAGA A FATURA

By marcanthony1230, Abril 13, 2021 Posted in: Fitness

Agora que já sabe um pouco mais sobre a articulação do joelho (se ainda não leu o artigo “Como estão os seus joelhos?”, recomendamos que o faça), vamos analisar a perspetiva do joelho como um todo e não como uma articulação isolada.


Segundo Chuck Wolf (2017), a articulação do joelho está sobre uma tremenda influência por parte do complexo do pé, tornozelo e anca. Assim sendo, parte das lesões no joelho têm origem em disfunções nas articulações adjacentes, das quais se podem salientar desequilíbrios musculares e mobilidade reduzida em algum dos planos de movimento.
Das principais razões para esse desequilíbrio muscular, destacam-se o estilo de vida sedentário e a quantidade excessiva de horas que passamos sentados nos dias de hoje, levando a que determinados músculos se encontrem constantemente encurtados, como é o caso dos flexores da coxa, o que tem um profundo impacto não só na saúde articular do joelho, como também da região lombar. Por outro lado, uma prática desportiva pouco variada, em que os padrões de movimentos e músculos trabalhados são muitas vezes os mesmos, como é o caso da corrida, ciclismo ou até mesmo o treino de musculação que careça de um planeamento adequado, propicia estes problemas.

No que diz respeito à mobilidade articular, esta deve ser uma das características base para um bom funcionamento quer do tornozelo, quer da articulação coxo- femoral. Quando uma ou ambas as articulações carecem de mobilidade nos vários planos de movimento, o joelho, que é uma articulação que praticamente só se move no plano sagital através da flexão e extensão, acaba por sofrer forças excessivas de flexão lateral e rotação, o que aumenta o risco de lesão em estruturas como meniscos, ligamento cruzado anterior e ligamentos laterais.


Assim sendo, para preservar uma boa saúde articular dos joelhos, sugerimos que se olhe não só para articulação em si, mas também para as articulações adjacentes. Para tal, sugerimos que procure um dos nossos profissionais para que, através de uma avaliação, possamos identificar possíveis desequilíbrios musculares e/ou falta de mobilidade de alguma estrutura, no sentido de ser construído um plano de treino adequado onde vão estar também sugestões de aulas de grupo onde se exploram movimentos triplanares com mais frequência, procurando assim um maior equilíbrio entre as estruturas abordadas ao longo do artigo.


Bons treinos!

Related Posts

MITO – SE NÃO SENTIR DORES MUSCULARES NO DIA SEGUINTE É PORQUE NÃO TREINEI BEM

MITO – SE NÃO SENTIR DORES MUSCULARES NO DIA SEGUINTE É PORQUE NÃO TREINEI BEM

By marcanthony1230, Abril 13, 2021
Posted in: Fitness

Não é de todo verdade que as dores musculares sejam sinónimo de qualidade de treino. A base do treino começa no objetivo do praticante e na condição física do mesmo. O processo de treino é uma resposta interna a um determinado estímulo durante determinado tempo, processo este que gera stress…

Ler mais

MITO – SE NÃO SENTIR DORES MUSCULARES NO DIA SEGUINTE É PORQUE NÃO TREINEI BEM
DOENÇAS DO SÉCULO XXI – A OBESIDADE

DOENÇAS DO SÉCULO XXI – A OBESIDADE

By marcanthony1230, Abril 12, 2021
Posted in: Fitness

Antigamente, (séc.XX e anteriores) os fatores de risco mais referenciados nas causas de morte eram: a humidade, a falta de aquecimento, falta de água, dificuldade de acesso a bens alimentares de qualidade, problemas derivados de falhas de saneamento… ou seja, grande parte da população vivia num estado de “depressão física”,…

Ler mais

DOENÇAS DO SÉCULO XXI – A OBESIDADE
TREINE CONSCIENTEMENTE – QUEBRE A RESISTÊNCIA, SEJA FLEXÍVEL

TREINE CONSCIENTEMENTE – QUEBRE A RESISTÊNCIA, SEJA FLEXÍVEL

By marcanthony1230, Fevereiro 1, 2022
Posted in: Fitness

Quando treinamos desejamos que os resultados se perpetuem no tempo, para que tal aconteça devemos ter em consideração o corpo como um organismo vivo, com aspetos fisiológicos (músculos, tendões, ossos…), emocionais (glândulas, hormonas…) e mentais (pensamentos…).

Ler mais

TREINE CONSCIENTEMENTE – QUEBRE A RESISTÊNCIA, SEJA FLEXÍVEL

Previous Post

ESTRATÉGIAS ALIMENTARES PARA DIMINUIR O STRESS E A ANSIEDADE

Next Post

MANTENHA-SE ATIVO

Deixe uma resposta Cancelar resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

*

*

© 2022 Solinca Connected All Rights Reserved | LSX is a WordPress theme developed by LightSpeed.

Search products
  • Home
  • Account
  • Search
  • Cart