A prática regular de exercício físico associa-se a múltiplos benefícios para a saúde, não apenas a nível cardiovascular, mas também a nível respiratório, músculo-esquelético, psicológico, oncológico, neurológico, endocrinológico, entre outros.

As pessoas mais ativas, sobretudo praticantes regulares de exercício físico, apresentam maior sobrevida e menor prevalência de eventos como acidente vascular cerebral, enfarte agudo do miocárdio e fortalecem o seu sistema imunológico. Por outro lado, o sedentarismo, atualmente um verdadeiro problema de saúde pública, constitui um dos principais fatores de risco para a ocorrência de eventos cardiovasculares.

Posto isto, todos nós sabemos que a prática de exercício físico regular é bastante benéfica para a nossa saúde. Tendo em conta os dias de hoje, a crise vivida atualmente deve ser encarada como mais um motivo para sermos ativos. Ao longo do nosso dia, vamos encontrar tempo só para nós, para nos dedicarmos à nossa imagem e saúde. No futuro vamos agradecer! A nossa saúde agradece! A atividade física constante é benéfica tanto a nível físico como psicológico, por isso não temos desculpas para ficarmos parados!

Alguns dos benefícios de sermos ativos são:

  • Melhoria da função cardiovascular e respiratória;
  • Redução dos fatores de risco para doença das artérias coronárias;
  • Diminuição de incidentes mortais provocados por doença cardiovascular;
  • Diminuição da incidência de doença das artérias coronárias, cancro do cólon e diabetes tipo II;
  • Diminuição da massa gorda e manutenção ou aumento da massa muscular;
  • Aumento da massa óssea e/ou prevenção da sua perda (prevenção da osteoporose);
  • Aumento da força muscular;
  • Aumento da resistência de tendões e ligamentos;
  • Aumento do metabolismo em repouso;
  • Melhoria da função imunitária;
  • Atraso de certos processos do envelhecimento;
  • Aumento da sensação de bem-estar e da autoestima;
  • Melhoria dos estados de depressão e ansiedade.

Em suma, a atividade física e o exercício físico associam-se a múltiplos benefícios. A Organização Mundial da Saúde defende no mínimo 30 minutos por dia de exercício físico de intensidade moderada. Nunca esquecer: consistência é a chave, não pare, muito menos agora!