Solinca Connected
InícioFitnessGRAVIDEZ E EXERCÍCIO FÍSICO – 1º TRIMESTRE

GRAVIDEZ E EXERCÍCIO FÍSICO – 1º TRIMESTRE

By marcanthony1230, Abril 13, 2021 Posted in: Fitness

A promoção da atividade física e do exercício físico deve ser encarada como um assunto sério, principalmente quando se trata de uma população tão especial como as mulheres grávidas. O papel do instrutor de fitness no ginásio é ser promotor de atividade física, conseguir ensinar e dotar as grávidas de ferramentas, conhecimento e educação sobre o exercício durante esta fase da sua vida.


Uma mulher que não treinava antes da gravidez é diferente de uma mulher que já treinava, cada corpo é um corpo e duas gravidezes podem ser diferentes. A mulher tem de se sentir confortável e muitas vezes sabe o que é melhor para si, principalmente atendendo às necessidades do seu corpo.


Os benefícios do exercício físico durante a gravidez passam, entre outros, por uma adaptação a um estilo de vida saudável, combatendo o comportamento sedentário durante a gravidez, uma melhoria na manutenção da postura, redução da probabilidade de aparecimento de problemas circulatórios, diminuição da pressão arterial, melhor controlo do peso e menor ganho de peso (reduzir o ganho de peso sem comprometer o crescimento do bebé) e o aumento e melhoria das condições de sono (diminuição de insónias).


Para iniciar um plano de treino, deve ser acompanhado por um profissional de exercício físico. Deve realizar-se uma avaliação inicial com historial médico e informações sobre a gravidez. Consoante o estado de saúde da grávida, existem contraindicações absolutas e relativas para a prática de exercício físico que são precisas ter em consideração.


Iniciando ou continuando um programa de exercício durante o 1º trimestre, este deve ser gradual. O programa de exercício poderá ser adaptado em função dos sintomas relacionados com a gravidez, mais prevalentes nesta fase (e.g., vómitos, náuseas, etc.). Caso a mulher seja previamente sedentária, poderá iniciar com períodos de atividade curtos e aumentar a sua duração progressivamente. Caso seja atleta, deverá planear o seu treino, tendo em conta a intensidade pretendida e as condições de segurança. É de salientar que uma mulher que já praticava exercício físico, pode estar grávida e ultrapassar grande parte do primeiro trimestre sem ter conhecimento dessa gravidez. Nessa condição, a mulher vai ter a tendência de fazer o mesmo programa de treino que fazia anteriormente. No extremo oposto, uma mulher com uma gravidez planeada pode saber que está gravida logo nas primeiras semanas de gestação e ter sintomas fortes, como o cansaço e o sono, que não a permitem manter um estilo de vida ativo durante esta fase.


A gestão de expectativas sobre o treino e os objetivos a alcançar nesta fase da vida, deve ser feita tendo por base os benefícios de uma atividade física regular, dando a perceber que o programa de exercício físico deve ser adaptado.
Os programas de atividade física devem ser individualizados para cada mulher, baseada na sua situação, estado de saúde e experiência de treino.
Algumas das atividades aconselhadas passam por caminhar, bicicleta estacionária, natação, yoga modificado, pilates modificado, exercícios de resistência muscular, dança e atividades aeróbicas que não gerem riscos e sem impactos.


O treino personalizado é uma ferramenta a utilizar, pois existe um maior conhecimento e maior controlo e individualização. No entanto, é importante referir que as aulas de grupo, especialmente as dedicadas exclusivamente a mulheres em pré parto, têm extrema importância nas relações pessoais, com benefícios psicológicos e partilha de experiências.

Se precisar de orientações, contacte-nos.

Related Posts

TREINO ABDOMINAL: O QUE PRECISA DE SABER ANTES DE COMEÇAR – MITOS E VERDADES

TREINO ABDOMINAL: O QUE PRECISA DE SABER ANTES DE COMEÇAR – MITOS E VERDADES

By marcanthony1230, Abril 14, 2021
Posted in: Fitness

Normalmente, do ponto de vista estético, os homens e as mulheres podem começar um programa de treino com objetivos diferentes. Eles querem ter um peitoral que impõe respeito e pelo menos 40 centímetros de braço. Elas já pensam em diminuir a gordura das pernas, aumentar o os glúteos e tonificar…

Ler mais

TREINO ABDOMINAL: O QUE PRECISA DE SABER ANTES DE COMEÇAR – MITOS E VERDADES
A UTILIZAÇÃO DE MATERIAL SERÁ REALMENTE IMPORTANTE NA PRÁTICA DE EXERCÍCIO FÍSICO?

A UTILIZAÇÃO DE MATERIAL SERÁ REALMENTE IMPORTANTE NA PRÁTICA DE EXERCÍCIO FÍSICO?

By marcanthony1230, Abril 8, 2021
Posted in: Fitness

Nesta fase de pandemia, a prática de exercício físico tem vindo a ganhar importância para a população, visto que esta está associada a vários benefícios ao nível da saúde e, como existe uma maior predisposição e interesse para a prática de exercício, surgem vários constrangimentos. Perante esta problemática, iremos focar-nos…

Ler mais

A UTILIZAÇÃO DE MATERIAL SERÁ REALMENTE IMPORTANTE NA PRÁTICA DE EXERCÍCIO FÍSICO?
EFEITO DO TREINO DE FORÇA NA DENSIDADE MINERAL ÓSSEA DOS ADOLESCENTES

EFEITO DO TREINO DE FORÇA NA DENSIDADE MINERAL ÓSSEA DOS ADOLESCENTES

By marcanthony1230, Abril 13, 2021
Posted in: Fitness

De acordo com alguns estudos (Barnekow‐Bergkvist et al., 2006), adultos que treinaram de forma regular, durante a adolescência, têm a densidade mineral óssea mais alta do que adultos mais inativos durante o mesmo período. Esta observação fez-nos pesquisar mais sobre o tema e procurar desmitificar alguns mitos. Diferentes estudos reportam…

Ler mais

EFEITO DO TREINO DE FORÇA NA DENSIDADE MINERAL ÓSSEA DOS ADOLESCENTES

Previous Post

FAZER PILATES DURANTE A GRAVIDEZ

Next Post

GRAVIDEZ E EXERCÍCIO FÍSICO – 2º TRIMESTRE

Deixe uma resposta Cancelar resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

*

*

© 2023 Solinca Connected All Rights Reserved | LSX is a WordPress theme developed by LightSpeed.

Search products
  • Home
  • Account
  • Search
  • Cart