Solinca Connected
InícioFitnessEXERCÍCIOS PARA DIMINUIR A INCONTINÊNCIA URINÁRIA

EXERCÍCIOS PARA DIMINUIR A INCONTINÊNCIA URINÁRIA

By marcanthony1230, Abril 13, 2021 Posted in: Fitness

Segundo a Associação Portuguesa de Urologia, Incontinência Urinária define-se como uma situação patológica que resulta da incapacidade em armazenar e controlar a saída de urina. É caraterizada por perdas involuntárias de urina, como fugas muito ligeiras e ocasionais, a perdas mais graves e regulares.

É mais comum em mulheres do em homens, e sobretudo quando estas têm mais do que um filho. Durante a própria gravidez e nos meses seguintes ao parto, a grávida pode sofrer ligeiras perdas de urina, devido às alterações hormonais características da gravidez, levando a uma laxidão ligamentar e a que a musculatura do pavimento pélvico esteja mais relaxada. Com o envelhecimento, devido à diminuição de massa muscular e fortalecimento da mesma, os músculos acabam por ficar atrofiados, e perdem alguma capacidade de contração, permitindo assim que haja fugas urinárias.

Para reverter o processo de incontinência urinário é aconselhada a realização de exercícios para o pavimento pélvico. O pavimento pélvico é um conjunto de fibras musculares que suportam os órgãos pélvicos, ou seja, a bexiga, a uretra e, no caso das mulheres, também o útero. Se não for exercitado há o comprometimento do desempenho desses órgãos.

Atualmente recomenda-se a realização de exercícios de Kegel para fortalecer este músculo. Exercícios de Kegel consistem em estar sentado ou deitado com as pernas fletidas e pés apoiados no chão e sentir um aperto e levantamento da zona à volta da vagina e ânus, como se quiséssemos evitar a perda de gases e urina simultaneamente. Para percecionar onde se localiza o pavimento pélvico e o tipo de contração que deve ser realizada, os especialistas da área de saúde recomendam urinar de forma intermitente, contraindo e relaxando a uretra. Deve executá-los durante um período mínimo de 3 meses, 3 séries de 8-12 contrações rápidas (2 segundos) ou mantidas (3-5-10 segundos), 2 vezes por semana, para que haja melhorias no fortalecimento do pavimento pélvico.

Estudos feitos recentemente têm demonstrado bons resultados quanto à diminuição da incontinência urinária em indivíduos que começaram a fazer Pilates, mas que contraíam em cada movimento o pavimento pélvico. Exercícios como a/o:

  • Ponte de ombros: deitar de barriga para cima apoiando os pés no chão, contrair o glúteo e elevar a bacia, até ao ponto em que o tronco e a bacia se encontram alinhados. Voltar à posição inicial, tocando a vértebra no chão até a bacia estar completamente assente.
  • Ponte de ombros modificada: Realizar o mesmo movimento que o anterior, utilizando uma bola insuflável entre as pernas. Apertando a bola quando a bacia sobe e quando desce.
  • Hell slides: deitar de barriga para cima, apoiando os pés e mãos no chão. Realizar extensão de uma perna, rastejando o calcanhar sobre o chão. Voltar à posição inicial fletindo a perna.
  • Hundred: deitar de barriga para cima, elevando as pernas a 90º. Manter os braços estendidos próximos do corpo, afastá-los do chão e fazer pequenos movimentos de cima para baixo com os braços, como se os braços fossem um leque.

Estes são alguns dos exemplos que podem contribuir para diminuir a incontinência urinária, se forem realizadas 2-3 séries de 5 a 8 repetições, pelo menos 2 vezes por semana.

Em caso de incontinência urinária, evite desportos de alto impacto e exercícios que aumentem a pressão intra-abdominal.

Se porventura vir que não tem resultados, consulte um médico e siga as suas indicações.

Related Posts

JÁ EXPERIMENTOU A AULA DE LOCALIZADA

JÁ EXPERIMENTOU A AULA DE LOCALIZADA

By marcanthony1230, Abril 13, 2021
Posted in: Fitness

A aula de Localizada é uma forma de exercício físico que tem por base o treino de força resistente e treino cardiovascular, realizado ao ritmo de músicas energizantes. É uma aula composta por múltiplos desafios que serão realizados com o auxílio de materiais como halteres, barras, discos, caneleiras entre outros,…

Ler mais

JÁ EXPERIMENTOU A AULA DE LOCALIZADA
TREINAR PELA SAÚDE

TREINAR PELA SAÚDE

By marcanthony1230, Abril 14, 2021
Posted in: Fitness

A atividade física e o exercício, realizados de uma forma regular, têm uma correlação forte e positiva entre si e para com a saúde, sendo assim um “meio para atingir o fim” – ser um indivíduo ativamente saudável. A promoção constante de hábitos de vida saudável, por parte de profissionais…

Ler mais

TREINAR PELA SAÚDE
O EXERCÍCIO FÍSICO E A OBESIDADE

O EXERCÍCIO FÍSICO E A OBESIDADE

By mabrocha, Abril 19, 2022
Posted in: Fitness

A prática regular de exercício físico proporciona a estimulação do sistema imunológico, melhora a circulação sanguínea, ao mesmo tempo que reforçam a qualidade de vida e ajudam a prevenir a obesidade e outras patologias, nomeadamente cardiopatia, doenças cardiovasculares, diabetes tipo 2.

Ler mais

O EXERCÍCIO FÍSICO E A OBESIDADE

Previous Post

EXERCÍCIO NO TRATAMENTO DA DOR

Next Post

EXERCÍCIOS QUE PODE FAZER COM OS FILHOS EM CASA

Deixe uma resposta Cancelar resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

*

*

© 2022 Solinca Connected All Rights Reserved | LSX is a WordPress theme developed by LightSpeed.

Search products
  • Home
  • Account
  • Search
  • Cart