O desafio mais comum especialmente dos que trabalham a partir de casa, sem dúvida alguma é resistir aquelas bolachas doces das prateleiras dos nossos móveis ou aqueles salgados que nós sabemos bem não saciam e no fundo ainda nos abrem mais o apetite e apresentam elevado valor calórico, visto que são repletos de açúcar, sal ou até mesmo gordura.  Para qualquer uma destas situações surge a necessidade de enumerar 6 recomendações essenciais que ajuda a controlar esta tendência:

  • Coma regularmente de 3 em 3 horas.
  • Parece bastante básico, mas é verdade que nem toda a gente o faz e se torna uma ajuda preciosa, por exemplo, evitar crises de fome, comer de 3 em 3 horas ajuda a acelerar o metabolismo, assim como, a perder gordura se consumirmos alimentos de qualidade. Durante os momentos de trabalho vá fazendo pequenas pausas para pequenos snacks.
  • Faça um bom pequeno-almoço com qualidade
  • Antes de começar o seu dia de trabalho é necessário um pequeno-almoço de qualidade, que envolva cereais integrais, frutas e lácteos magros ou bebidas de origem vegetal sem açúcar, essencial para que permita saciar durante mais tempo e nos dê energia e concentração que necessitamos.
  • Coma alimentos com bom nível de fibra e proteína que garantem saciedade, escolhendo alimentos de qualidade.
  • Opte por cereais como farelo de trigo, aveia, farinha de centeio, pão integral, arroz integral.
  • Verduras, hortaliças e legumes em geral – brócolo, cenoura e abóbora, couve…
  • Frutas – abacate, laranja, abacate, maçã, banana.
  • Frutos secos e sementes – linhaça, amêndoa e semente de gergelim.
  • Leguminosas – grão-de-bico, feijão-preto, farinha de soja…
  • Utilize canela com frequência – Estudos comprovam que a utilização de canela ajuda a perder peso, na medida em que pode ajudar a controlar o apetite. Adicione-a a fruta, iogurtes, bebidas… tudo o que a sua imaginação permitir.
  • Ingestão de água com mais frequência – Muitas das vezes sentimos a necessidade de comer, seja por gula ou porque sentimos que não estamos totalmente saciados, nesse sentido estudos indicam que a ingestão de líquidos quentes através de chás ou infusões são uma forma prática para saciar e até perder peso, porque o aumento de temperatura acelera o metabolismo. Da mesma forma, recomenda-se a ingestão de águas aromatizadas, ou limonada com o objetivo de dar um paladar mais significativo à água e da mesma forma como utiliza alimentos como canela, gengibre, limão, pepino, manjericão, hortelã, fornecem mais vitaminas ao nosso dia, para além do elevado perfil antioxidante e mineral. Pegue na sua bebida de eleição à base de água e leve-a para perto do seu portátil. Se a vir, vai ser mais fácil lembrar-se dela.
  • Coma sempre sopa e utilize pratos pequenos – Existe a necessidade de percebermos que “os olhos também comem” e a perspetiva de colocarmos um prato pequeno com a mesma quantidade alimentícia dá-nos a sensação que é muita comida no prato e leva a um estado mais precoce de saciedade. Da mesma forma a ingestão de sopa possibilita a um final de tarde por exemplo, eliminar aquele momento critico seja ele doce ou salgado, em vez de comermos 10 bolachas seguidas que parece não nos saciar estamos a compor o nosso estômago.

Nutricionista Fábio Nunes CP 3437N