Solinca Connected
InícioFitnessEFEITO BENÉFICO DO EXERCÍCIO FÍSICO NO CONTROLO METABÓLICO DA DIABETES MELLITUS TIPO 2

EFEITO BENÉFICO DO EXERCÍCIO FÍSICO NO CONTROLO METABÓLICO DA DIABETES MELLITUS TIPO 2

By marcanthony1230, Abril 13, 2021 Posted in: Fitness

Diabetes Mellitus Tipo 2

A diabetes tipo 2 representa cerca de 85 a 95% de todos os casos de diabetes em países desenvolvidos (Organização Mundial de Saúde, 1994), sendo esta percentagem ainda mais alta nos países em desenvolvimento. A diabetes tipo 2 é agora um comum e grave problema de saúde global que, na maioria dos países, tem evoluído em associação com as rápidas mudanças culturais e sociais, tais como o envelhecimento da população, o aumento da urbanização, as mudanças dietéticas, o sedentarismo e o estilo de vida pouco saudáveis (IDF, 2003).

Benefícios do Exercício Físico na Prevenção e Controlo da Diabetes Tipo 2

Existem fortes evidências atualmente, que apoiam o conceito de que os hábitos sedentários e a baixa aptidão cardiorrespiratória estão envolvidos em diversos aspetos da progressão desde uma situação de normal metabolismo da glicose até à diabetes tipo 2 (Albrigth et al, 2000; Grundy et al, 2002; Redberg et al,2002 ).

Desde há muitos anos que o exercício, juntamente com a dieta e a terapêutica farmacológica, é considerado um pilar fundamental do tratamento da diabetes tipo 2 (Joslin et al, 1959). A atividade física regular é geralmente recomendada, uma vez que tem efeitos benéficos sobre os fatores metabólicos de risco para o desenvolvimento das complicações da diabetes (ADA,1997).

Estudos demonstraram que a prática de exercício físico apresenta uma relação inversa relativamente à probabilidade de progressão desde uma situação de normal metabolismo da glicose para uma situação de diabetes tipo 2.

O exercício físico aumenta o fluxo sanguíneo, o qual induz um relaxamento do músculo, provocando a sua vasodilatação. O treino físico supervisionado reduz ainda a quantidade da lipoproteína de baixa densidade (VLDL) em pessoas com diabetes tipo 2 (Alam et al., 2004). É, ainda, benéfico, pois vai estimular a produção de insulina e facilitar o seu transporte para as células.

Treino Aeróbio VS. Treino de Força

O treino aeróbio é definido por uma atividade rítmica, repetida e com movimentos contínuos dos grandes grupos musculares realizados por, pelo menos, 10 minutos. Alguns exemplos deste tipo de exercício incluem caminhadas, ciclismo, corrida, natação contínua, hidroginástica, e muitos outros desportos. Quando realizados com intensidade e frequência suficientes, este tipo de exercício aumenta a aptidão cardiorrespiratória. A intensidade do exercício aeróbio pode ser descrita como moderada quando se encontra entre os 40-60% VO2 max. (50-70% da frequência cardíaca máxima) e como de alta intensidade quando se encontra acima dos 60% VO2 max. (>70% da frequência cardíaca máxima).

O treino de força é definido por prática de atividades que utilizam a força muscular para mover um peso ou trabalhar contra uma carga resistente. Alguns exemplos incluem exercícios de levantamento de peso e utilização de máquinas de pesos. Quando realizado com regularidade e intensidade moderada a alta, este tipo de exercício aumenta a aptidão muscular (Sigal et al, 2004). A intensidade do exercício de força pode ser descrita como alta se a resistência for ≥75% do máximo que pode ser levantado de uma única repetição (≥75% de 1-RM (repetição máxima) e moderada se a resistência se encontra entre 50-74% de 1-RM (Sigal et al, 2004). Para além da redução do grau de perda de massa muscular com o envelhecimento, o treino de força melhora ainda a força muscular e a capacidade funcional, permitindo assim um estilo de vida mais saudável e mais ativo.

Tanto o treino aeróbio como o treino de força podem ser aplicados para melhorar o controlo metabólico e qualidade de vida em indivíduos com diabetes tipo 2.

Treino Aeróbio

A quantidade e intensidade do treino aeróbio recomendado variam de acordo com os objetivos. É recomendada a prática de pelo menos 150 minutos/semana de exercício físico aeróbio de intensidade moderada (40-60% de VO2 max. ou 50-70% da frequência cardíaca máxima) e/ou, de pelo menos 90 minutos/semana de exercício aeróbio vigoroso (>60% do VO2 max. ou >70% da frequência cardíaca máxima). O exercício físico deve ser distribuído por pelo menos 3 dias por semana e sem que se excedam mais de 2 dias consecutivos sem exercício físico (Boulé et al, 2001,2003). A prática de ≥4 h / semana de exercício (aeróbio e/ou de força) moderado a vigoroso está associada a maior redução do risco de doenças cardiovasculares em comparação com volumes mais baixos de exercício.

Treino de Força

A fase inicial no treino de força deve dar tempo para que ocorra uma adequada adaptação músculo-esquelética e para que ocorra aprendizagem de uma boa técnica, reduzindo assim o potencial de dor muscular excessiva e/ou de lesões musculares. A carga inicial deve ser fixada num nível moderado, permitindo atingir o intervalo de esforço prescrito, sem grandes dificuldades. Na ausência de contraindicações, os doentes com diabetes tipo 2 devem realizar exercício de força 3 vezes por semana, durante cerca de 1h, solicitando um número elevado de grandes grupos musculares, realizando 3 séries de 8 a 10 repetições de cada exercício (Dunstan et al, 2002; Castaneda et al, 2002). Para garantir que os exercícios de força são realizados corretamente, maximizando os benefícios para a saúde e minimizando o risco de lesões, é recomendada uma supervisão inicial e reavaliações periódicas por um especialista qualificado.

Related Posts

COMO COMBATER O SEDENTARISMO NO TELETRABALHO

COMO COMBATER O SEDENTARISMO NO TELETRABALHO

By marcanthony1230, Abril 8, 2021
Posted in: Fitness

Na sequência do aparecimento do COVID-19 e das medidas tomadas pelo Governo, muitas empresas e serviços públicos viram-se na necessidade de colocar os seus colaboradores a trabalhar a partir de casa, ou seja, em teletrabalho. Ora, conciliar trabalho, família e fazer exercício em casa por vezes não é fácil pelo…

Ler mais

COMO COMBATER O SEDENTARISMO NO TELETRABALHO
A IMPORTÂNCIA DE CRIAR UM HÁBITO DE TREINO E MANTÊ-LO

A IMPORTÂNCIA DE CRIAR UM HÁBITO DE TREINO E MANTÊ-LO

By marcanthony1230, Abril 8, 2021
Posted in: Fitness

Será possível criar novos hábitos na sua vida? Um dos grandes mitos sobre os hábitos é a crença de que bastam 21 dias para formar um novo hábito. Pesquisas mais recentes mostram, no entanto, que esta crença comum não corresponde à realidade. O tempo que leva a formar um novo…

Ler mais

A IMPORTÂNCIA DE CRIAR UM HÁBITO DE TREINO E MANTÊ-LO
CORREÇÃO POSTURAL

CORREÇÃO POSTURAL

By marcanthony1230, Abril 12, 2021
Posted in: Fitness

Uma boa postura é fundamental para proporcionar uma melhor qualidade de vida. Esta deve ser tida em conta na realização das tarefas do dia-a-dia, na forma como nos sentamos/deitamos e também deve ser o foco da nossa atenção quando realizamos exercício físico, nomeadamente exercícios de fitness e/ou com cargas externas.…

Ler mais

CORREÇÃO POSTURAL

Previous Post

DESCUBRA AS DIFERENTES KCAL DAS FRUTAS

Next Post

EFEITO DO TREINO DE FORÇA NA DENSIDADE MINERAL ÓSSEA DOS ADOLESCENTES

Deixe uma resposta Cancelar resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

*

*

© 2023 Solinca Connected All Rights Reserved | LSX is a WordPress theme developed by LightSpeed.

Search products
  • Home
  • Account
  • Search
  • Cart