Uma boa postura é fundamental para proporcionar uma melhor qualidade de vida. Esta deve ser tida em conta na realização das tarefas do dia-a-dia, na forma como nos sentamos/deitamos e também deve ser o foco da nossa atenção quando realizamos exercício físico, nomeadamente exercícios de fitness e/ou com cargas externas.


A postura correta muitas vezes ao entrar para o ginásio tem de ser aprendida, devido a, muitas vezes, posturas incorretas adotadas por largos períodos de tempo, levarem o nosso cérebro reconhecê-las como corretas.

A modificação para padrões posturais corretos pode ser um processo desafiante. A correção postural torna-se um desafio que deve ser constante e essencialmente valorizado durante a prática. O primeiro passo passa por detetar os erros cometidos e começar a adotar uma consciencialização corporal.


Ao observar os trilhos anatómicos de cada pessoa rapidamente se percebe onde se deve alongar e onde se deve contrair, ou seja, que exercícios são mais adaptados a cada individuo para ter mais qualidade de vida, indo ao encontro da correção postural, tantas vezes colocada em causa no dia-a-dia.
A postura pode ser definida como um conjunto de posições adotadas pelas diferentes articulações do corpo num determinado momento, e é o alinhamento corporal correto dessas articulações que proporciona a máxima eficiência fisiológica e biomecânica, minimizando a sobrecarga e stress mecânico nas articulações (que estão sob o efeito da gravidade).


A realização de movimentos controlados, manter a coluna numa posição neutra (ereta), alinhar as articulações e (muito importante) ativar o core, são pequenas estratégias para realizarmos movimentos conscientes. Neste sentido, as recomendações de um profissional qualificado, como é o caso de um técnico de exercício físico, é crucial, de modo a conseguir avaliar de uma forma mais correta estas lacunas ao nível postural, e assim aplicar uma metodologia individualizada e mais eficaz.


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Bons treinos!