Solinca Connected
InícioNutriçãoCOMO PRESERVAR A QUALIDADE DOS ALIMENTOS?

COMO PRESERVAR A QUALIDADE DOS ALIMENTOS?

By marcanthony1230, Abril 12, 2021 Posted in: Nutrição

O modo como armazenamos os alimentos é fundamental para manter as propriedades nutricionais e evitar a contaminação com microrganismos e toxinas. A falta de cuidado no armazenamento pode comprometer a saúde, promovendo a contaminação cruzada, a aceleração da deterioração e o desperdício alimentar.

1. Peixe e Carne:

Se congelar, deve-o fazer em porções individuais. Dessa forma, não haverá desperdício, visto que irá descongelar apenas o volume necessário para a refeição. O peixe deve ficar armazenado a 2oC e quando cozinhado pode permanecer refrigerado durante 24 horas. A carne deve ser armazenada a 4oC e quando cozinhada, deve ficar no refrigerada no máximo 3 dias.

2. Hortaliças:

Primeiramente, retire as folhas “estragadas”, o resto de terra e os possíveis insetos. Devem, depois, ser armazenadas completamente secas em sacos/recipientes não totalmente fechados sob refrigeração a 10oC (os nossos frigoríficos geralmente estão no máximo a 6-7oC, por isso use a prateleira ou gaveta inferior onde a temperatura é mais alta), num máximo de 3 dias de armazenamento.

3. Legumes:

Para um melhor armazenamento deve separar os legumes de acordo com o tipo: tubérculos (ex.: batata) devem ser mantidos em locais secos e escuros, legumes de bulbo (ex.: cebola), legumes de fruto (ex.: tomate e pepino) e legumes de raiz (ex.: cenoura) também devem ser mantidos em locais secos e não de frigorífico para melhor conservação.

Prefira descascar e picar os legumes apenas antes do seu uso para evitar perdas nutricionais, contudo se o fizer, posteriormente devem ser acondicionados no frigorífico até 3 dias.

Se pretender congelar, a maioria dos vegetais precisa de um pré-cozimento antes do congelamento. Basta ferver 1L de água para cada 100g de legumes já descascados e cortados, deixar cozinhar até que fiquem “al dente” e, em seguida, mergulhar o alimento num recipiente com água e gelo (choque térmico) até que fiquem frios. Depois disso, basta embalar e congelar.

4. Frutas:

Devem-se separar as frutas que produzem etileno (gás natural, que em contacto com outros alimentos que produzem esse gás em menor quantidades, pode acelerar o processo de amadurecimento). Desta forma, o abacate, abacaxi, banana, figos, maçã, papaia, manga, melão, pera e uvas devem ser separadas e colocadas nas fruteiras. As outras frutas podem ser armazenadas no frigorífico, tal como as frutas descascadas ou picadas armazenadas em recipientes de vidro.

5. Ovos:

Devem ser armazenados sob refrigeração (4 a 8ºC), nas prateleiras mais ao fundo do frigorífico e não na porta. Para saber se o ovo está fresco, abane-o levemente e caso o interior não se mover é porque está em boas condições. Outra forma de verificar é colocar o ovo num recipiente com água e sal: quanto mais fresco ele é, mais fundo ele fica.

Outros cuidados:

  • Não coloque no frigorífico alimentos quentes, tais como uma sopa acabada de fazer ou restos do almoço, pois estará a aumentar a temperatura do ambiente que envolve os restantes alimentos, colocando em causa a conservação eficaz e segura dos mesmos. Procure antes arrefecer os alimentos rapidamente, de forma a preservar a qualidade de todos os ingredientes envolvidos na confeção da sua refeição.
  • Deve evitar o armazenamento das embalagens originais depois de serem abertos e em recipientes de plástico, pois quando quentes ou congelados os alimentos em contato com os plásticos estimulam a liberação de toxinas desse material. Assim, é recomendado usar recipientes de vidro e a película aderente ou vegetal.

Nutricionista Mariana Félix (2626N)

Related Posts

ALIMENTAÇÃO SAUDÁVEL E DIVERTIDA PARA CRIANÇAS

ALIMENTAÇÃO SAUDÁVEL E DIVERTIDA PARA CRIANÇAS

By marcanthony1230, Abril 9, 2021
Posted in: Kids & Family, Nutrição

Os primeiros anos de vida são fundamentais para transmitir conhecimentos importantes ao nível da educação alimentar, possibilitando assim que se criem hábitos alimentares saudáveis desde cedo, que poderão perdurar pela vida fora. A alimentação influencia o crescimento, o bem-estar e a saúde no presente, mas também no futuro. Com boas…

Ler mais

ALIMENTAÇÃO SAUDÁVEL E DIVERTIDA PARA CRIANÇAS
ESTRATÉGIAS ALIMENTARES PARA DIMINUIR O STRESS E A ANSIEDADE

ESTRATÉGIAS ALIMENTARES PARA DIMINUIR O STRESS E A ANSIEDADE

By marcanthony1230, Abril 13, 2021
Posted in: Nutrição

A ansiedade, stress e outras alterações do estado emocional ou até doenças mentais, incluindo depressão, transtorno bipolar, epilepsia e esquizofrenia, representam uma porção significativa das doenças a nível global, ultrapassando as doenças cardiovasculares e o cancro. Numa altura em que andamos mais ansiosos e stressados (alguns de nós estando há…

Ler mais

ESTRATÉGIAS ALIMENTARES PARA DIMINUIR O STRESS E A ANSIEDADE
LEVEDURA NUTRICIONAL – UM SUBSTITUTO VEGAN DO QUEIJO

LEVEDURA NUTRICIONAL – UM SUBSTITUTO VEGAN DO QUEIJO

By marcanthony1230, Abril 13, 2021
Posted in: Nutrição

O que é? As leveduras são microorganismos unicelulares, pertencentes ao reino dos fungos. As leveduras do género Saccahromyces cerevisae são utilizadas no fabrico da cerveja e do pão. Estas leveduras, quando expostas a temperaturas elevadas, são inativadas e comercializadas com o nome de levedura nutricional, também conhecida por Nutritional Yeast.…

Ler mais

LEVEDURA NUTRICIONAL – UM SUBSTITUTO VEGAN DO QUEIJO

Previous Post

COMO PREPARAR BEBIDAS VEGETAIS EM CASA

Next Post

COMO REAPROVEITAR ALIMENTOS

Deixe uma resposta Cancelar resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

*

*

© 2023 Solinca Connected All Rights Reserved | LSX is a WordPress theme developed by LightSpeed.

Search products
  • Home
  • Account
  • Search
  • Cart