De acordo com a FAO, estima-se que 1/3 dos alimentos produzidos a nível mundial é desperdiçado. Esta realidade causa problemas a nível económico, ambiental e social. A nível social, se este 1/3 de alimentos fosse corretamente direcionado, supriria as necessidades alimentares de milhares de pessoas a nível mundial. Evitar-se-ia também um impacto significativo no ambiente, uma vez que uma percentagem do contributo da agropecuária e indústria para a emissão de gases com efeito de estufa, deve-se à produção de bens alimentares. Por fim, toda a matéria prima, água, combustíveis e mão de obra utilizada para a produção destes bens alimentares desperdiçados são considerados gastos económicos em vão.

Em Portugal estima-se que cerca de 1 milhão de toneladas de produtos alimentares são desperdiçados por ano, ou seja, 97 quilos de comida por cada um de nós. Nos dias de hoje é extremamente importante olhar para estes números e tentar reduzir os seus valores, tomando algumas medidas para evitar o desperdício alimentar.

Podemos assim, todos nós em casa contribuir para esta diminuição no desperdício alimentar. Basta aplicar estas medidas simples e práticas:

1. Planeie as refeições com antecedência e escreva a lista de compras antes de ir ao supermercado (e de preferência saudáveis).

2. Evite comprar doses acima das que o seu agregado familiar necessita.

3. Verifique a data de validade dos produtos e analise se o seu agregado familiar consumirá os produtos dentro desse prazo:

  • Os alimentos com a indicação “Consumir de preferência antes de” poderão ser consumidos depois da data indicada (caso tenham boas condições de conservação), contudo poderão já ter perdido algumas das suas características
  • Os alimentos com a indicação “Consumir até” devem ser consumidos até à data indicada no rótulo

4. Prefira os produtos frescos ou numa fase inicial de maturação, de forma a aguentarem mais tempo.

5. Organize a sua dispensa e frigorífico, com os produtos de menor prazo de validade mais perto, e os produtos com maior prazo mais longe.

6. Quando confecionar as refeições, faça-o com as porções adequadas do seu agregado familiar, evitando excedentes ou sobras.

Todavia, se mesmo assim sobrarem alimentos, o que fazer com eles? Seguem aqui várias dicas de reaproveitamento:

7. Reaproveite a fruta mais madura e faça purés de fruta, ou adicione leite ou bebida vegetal e faça um batido, ou até congele em pedaços para mais tarde fazer gelados.

8. Se sobrarem hortícolas, reutilize-os numa sopa ou um esparregado, num estufado com leguminosas ou numa quiche.

9. As cascas de alguns alimentos como o limão e laranja podem ser usados para fazer infusões, compotas ou até sobremesas. As cascas de curgete ou cenoura e os talos de couve e alho francês pode aproveitá-los para fazer caldos de legumes.

10. As leguminosas que cozeu (ou o frasco que abriu) pode aproveitá-las para fazer hambúrgueres vegetarianos ou em sopas.

11. Utilize o peixe ou carne que sobrou para fazer um empadão, quiche, arroz de forno, entre outros.

12. Com as batatas cozidas pode fazer empadão, puré e até mesmo uma tortilha.

13. Com o arroz que sobrou pode fazer um arroz de forno.

14. Com o pão endurecido pode fazer torradas para o pequeno-almoço ou fatias torradas no forno com tomate picado e orégãos e um fio de azeite num lanche. Ou até fazer uma açorda.

Nutricionista Tiago Neto (CP 3982N)