Solinca Connected
InícioFitnessCOMO PLANEAR UM TREINO ADEQUADO PARA MIM

COMO PLANEAR UM TREINO ADEQUADO PARA MIM

By marcanthony1230, Abril 12, 2021 Posted in: Fitness

Um programa de exercício regular, para a maioria dos adultos, deve incluir uma variedade de exercícios adequados e individualizados além das atividades realizadas como parte da vida quotidiana. Deve direcionar os esforços para a execução de um treino que favoreça a melhoria da condição física e, consecutivamente, a melhoria dos parâmetros físicos relacionados com a saúde, nomeadamente o condicionamento cardiorrespiratório (aeróbico), força muscular, resistência muscular, flexibilidade, composição corporal e coordenação.

Planear um treino deverá considerar a estrutura completa de uma sessão de treino.

  1. A fase inicial deverá contemplar um aquecimento geral, 5 a 10 minutos de atividade cardiorrespiratória, e um aquecimento específico, que envolva trabalho de resistência de intensidade leve a moderada. O aquecimento é uma fase de transição que permite que o corpo se adapte às novas exigências biomecânicas e bioenergéticas. O aquecimento também melhora amplitude de movimento e pode reduzir o risco de lesão.
  2. De seguida, a fase fundamental deverá incluir 20 a 60 minutos das atividades específicas a desenvolver, tendo em conta a condição física, experiência, objetivo e materiais ao dispor, e deverá envolver as quatro componentes previamente referidas. Os exercícios de resistência muscular (musculação com o peso do corpo) são a melhor solução para esta fase.
  3. A fase final deverá ser um retorno à calma, momento onde se procura normalizar algumas das funções do nosso corpo, onde se pode incluir 5 a 10 minutos de atividade cardiorrespiratória e 10 minutos de alongamentos gerais (ACSM, 2018).  O objetivo do período de volta à calma é permitir uma recuperação gradual da frequência cardíaca (FC) e da pressão arterial (PA) e a remoção dos produtos finais metabólicos dos músculos utilizados durante a fase fundamental.

A intensidade em exercício pode ser estimada de várias formas. Do ponto de vista absoluto, é comum utilizar o dispêndio calórico, consumo absoluto de oxigénio e equivalentes metabólicos (Metabolic  Equivalent, ou seja METs). A perceção da intensidade do exercício que estamos a realizar é também uma ótima estratégia para quantificar os exercícios (PSE – perceção subjetiva de esforço). Para pôr em prática, basta perceber numa escala de 6 a 20 qual a intensidade do exercício em causa. O número percebido pode estar relacionado com a frequência cardíaca, sendo 6 nenhum esforço e 20 exercício extenuante.

Related Posts

NEUROPLASTICIDADE, PARKINSON E EXERCÍCIO FÍSICO

NEUROPLASTICIDADE, PARKINSON E EXERCÍCIO FÍSICO

By marcanthony1230, Abril 13, 2021
Posted in: Fitness

O Parkinson pertence ao grupo das perturbações degenerativas do sistema nervoso que afeta o normal funcionamento dos gânglios basais e a produção do neurotransmissor dopamina, tendo consequências negativas no controlo do movimento motor. Pode também afetar a regulação do sono, da fadiga e dos mecanismos bioquímicos de depressão, entre outros.…

Ler mais

NEUROPLASTICIDADE, PARKINSON E EXERCÍCIO FÍSICO
GRAVIDEZ E EXERCÍCIO FÍSICO – 2º TRIMESTRE

GRAVIDEZ E EXERCÍCIO FÍSICO – 2º TRIMESTRE

By marcanthony1230, Abril 13, 2021
Posted in: Fitness

Para iniciar um plano de treino, deve ser acompanhada por um profissional de exercício físico. Deve realizar-se uma avaliação inicial com historial médico e informações sobre a gravidez. Consoante o estado de saúde da grávida, existem contraindicações absolutas e relativas para a prática de exercício físico que são precisas ter…

Ler mais

GRAVIDEZ E EXERCÍCIO FÍSICO – 2º TRIMESTRE
EXERCÍCIO NO TRATAMENTO DA DOR

EXERCÍCIO NO TRATAMENTO DA DOR

By marcanthony1230, Abril 13, 2021
Posted in: Fitness

A dor musculosquelética é um problema que afeta 33% dos adultos e 40% da população mundial e tende a aumentar com a idade, aumentando as incapacidades funcionais, sendo este também um problema para muitos atletas - 2 a cada 100 (International Organization for the Study of Pain, 2010). Em 2017…

Ler mais

EXERCÍCIO NO TRATAMENTO DA DOR

Previous Post

COMO REAPROVEITAR ALIMENTOS

Next Post

COMO RECUPERAR DE UM TREINO INTENSO

Deixe uma resposta Cancelar resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

*

*

© 2023 Solinca Connected All Rights Reserved | LSX is a WordPress theme developed by LightSpeed.

Search products
  • Home
  • Account
  • Search
  • Cart