Agora que vamos estar mais tempo em casa, podemos aproveitar para organizar a nossa cozinha e sobretudo os locais onde armazenamos os alimentos. No que à despensa diz respeito, tente mantê-la sempre limpa, reorganize-a com frequência, idealmente uma vez por mês. Estes cuidados vão permitir evitar odores e diminuir o risco de multiplicação de microrganismos como bactérias e vírus.

Como deve ser a despensa?

A despensa deve ser um local fresco, arejado e com pouca luz, de forma a que os produtos mantenham as suas características organoléticas durante mais tempo. Se possível, deve ser um local exclusivo para armazenar alimentos (evitar guardar detergentes e outros produtos em simultâneo com alimentos nesta área).

Como limpar?

Em primeiro lugar, devemos começar por esvaziar todas as prateleiras e gavetas, limpar e desinfetar as superfícies e objetos. Utilizar inicialmente uma solução com água e detergente neutro, e posteriormente desinfetar (diluir uma medida de lixívia em 49 medidas iguais de água, deixar atuar a lixívia durante 10 minutos, enxaguar apenas com água quente e deixar secar ao ar (recomendação da DGS).

Como organizar?

É importante ter a sua despensa organizada, estando os alimentos agrupados. Vai facilitar muito a sua vida na hora de procurar alguma coisa! Separe de acordo com sua rotina e necessidades, como por exemplo: temperos, leguminosas, cereais, farinhas, óleos e azeites, leites, vegetais, etc. Organize as prateleiras de acordo com a utilização que faz dos produtos. Os produtos de utilização diária deverão estar colocados em zonas de melhor visibilidade e fácil acesso. Ter também em conta que os produtos mais pesados deverão ficar nas prateleiras mais baixas.

Como guardar os alimentos?

Sempre que possível, retirar a embalagem exterior de todos os produtos e colocar em recipientes quadrado / retangular (de forma a otimizar o espaço) e transparentes. Pode recorrer a etiquetas para colocar informação útil como o prazo de validade, por exemplo. Se tiver crianças em casa, pode envolve-las no processo, estas podem personalizar as etiquetas e o resultado é uma despensa mais colorida!

De seguida, ordenar os produtos de acordo com a validade, ou seja, os cujos prazos de validade terminam primeiro, colocar à frente dos produtos com validade mais longa, de forma a serem os primeiros a serem consumidos.

Nutricionista Marta Cardoso (0749N)