Sabemos que para a manutenção de uma vida com qualidade, a saúde do nosso esqueleto é um fator com elevada importância. A diminuição da massa óssea está associada a vários fatores. Na ausência de patologias, a idade só por si é um deles. Contudo, existem formas de retardar e minimizar esta diminuição.

Através de uma boa alimentação e um estilo de vida ativo e saudável, podemos retardar os efeitos da Osteopénia, nome dado à perda de massa óssea.
Uma alimentação saudável e rica em minerais como cálcio, só por si, não é suficiente. A fixação do cálcio está intimamente ligada à produção de vitamina D por parte do nosso sistema e essa produção é, entre outras formas, estimulada pelo contacto da luz solar com a nossa pele, sendo altamente benéfico apanhar sol diariamente. Portanto, a uma alimentação saudável devemos aliar pequenos hábitos como apanhar sol e treinar.


No que diz respeito ao treino, a força exercida pelos músculos sobre os pontos de fixação nos ossos é fundamental para promover não só a fixação do cálcio, como também a “produção” de tecido óssea. De forma simples, o que acontece é que os músculos estão constantemente a criar força de tração, o que estimula as “fábricas” de tecido ósseo a trabalhar, produzindo novas células que se vão fixar e crescer, tornando os nossos ossos mais densos e fortes.


Tendo isto em conta, o treino de força / musculação e o impacto que o mesmo tem sobre o nosso esqueleto é extremamente importante na nossa vida, ajudando a combater a desmineralização óssea e até doenças como a osteoporose. Por treino de força entendemos todo o tipo de exercícios de musculação, sejam eles apenas peso corporal, máquinas e materiais de musculação, barras, halteres, kettlebells, elásticos, etc.

Agora que já sabe que treinar é fundamental para o seu esqueleto, junte-se a nós. Soluções de treino não faltam!

Bons treinos!