Entramos na época do ano típica da tão conhecida e apreciada pelos portugueses: A Cereja!

A produção é feita essencialmente na Beira Interior, Trás-os-Montes, Douro e Minho.

Quais as Propriedades Nutricionais da Cereja?

• Baixo valor calórico: 1 porção de cerejas (cerca de 20) têm aproximadamente 60kcal;

• Constituída por uma grande percentagem de água, cerca de 80% da porção, tendo um efeito diurético;

• Baixo índice glicémico, significa que é absorvida no sangue a uma velocidade lenta e apta para diabéticos;

• Contém melatonina, hormona que ajuda a regular o ciclo do sono e a adormecer;

• Rica em antioxidantes, como os flavonóides (antocianinas), ácido elágico e ácidos fenólicos que previnem doenças inflamatórias;

• Fonte de vitamina A, carotenoides e vitamina C, ajudam o sistema imunológico;

• Rica em minerais como magnésio, fósforo e cálcio, ajuda a melhorar o humor;

• Rica em fibra pectina, (1,6g /100g), com claros benefícios na regularização do trânsito intestinal, na redução da absorção do colesterol e na melhoria do controlo da glicemia.

Por ser um fruto apetecível, cuidado para não ultrapassar a porção recomendada, ou seja, uma mão cheia de cerejas por dia, para não originar desconforto gastrointestinal.

Como Conservar?

  • Armazenar na zona mais fria do frigorifico, não convém que tenha vestígios de água e pode durar até 2 semanas;
  • Também pode optar por congelar. Lavar bem por baixo de água corrente a fim de remover os vestígios de poeiras e outros químicos, seque-as e congele-as em sacos de plástico. Podem durar até 8 meses.

Nutricionista Ana Henriques Silva (3512N)