O Body Pump é uma modalidade desenvolvida na década de 1990 na Nova Zelândia pelo filho e a nora de Les Mills, Phillip e Jackie (médica e ex-ginasta). Foi com a ajuda de uma equipa formada por diversos especialistas, como médicos, fisioterapeutas, fisiologistas, biomecânicos e professores de educação física, que se chegou à fórmula final: uma única aula que trabalha todas as zonas do corpo.

A modalidade pertence a empresa Les Mills International  e atualmente existem mais de 20 mil espaços com o programa Les Mills.

O Body Pump é uma aula de treino com pesos que fortalece e tonifica todo o corpo.  É uma aula perfeita para emagrecer, já que queima muitas calorias. Ajuda também no melhoramento da postura e da atividade cardiovascular, bem como no aumento da resistência muscular, no fortalecimento dos ossos, na melhoria da coordenação motora e no aumento da flexibilidade.

As aulas são conduzidas por um instrutor que, à frente dos alunos, explica e executa os exercícios ao som da música. A aula tem uma metodologia definida e existem 3 formatos: o formato de Trinta, de quarenta e cinco e de sessenta minutos.

A aula é composta por faixas de músicas e cada faixa corresponde a um grupo muscular. As aulas seguem sempre a mesma ordem e, independentemente do formato, todas são compostas por uma faixa de aquecimento, de seguida agachamento, depois peito e finalmente costas . Se for um formato de 60 minutos, continua com as faixa de tríceps, bíceps, lunges (pernas), ombros, core e alongamentos.

Os materiais utilizados são barras e discos. É uma aula inclusiva, ou seja, é uma aula adaptada em função das necessidades de cada pessoa. Na mesma aula cada um executa os movimentos com diferentes pesos de acordo com o nível de dificuldade do exercício ou da força do próprio aluno.

O Body Pump é uma aula completa, assegurando um corpo elegante e tonificado, trabalhando todos os principais grupos musculares do corpo numa só aula e assegurando os níveis de força fundamentais para execução de ações motoras.