Entende-se por função cognitiva as diferentes fases do processo de informação, tais como atenção, memória, vigilância, raciocínio e solução de problemas.

Sabe-se que, com o aumento da idade, existe um declínio na performance cognitiva, ou seja, na capacidade de beneficiar destes processos em toda a sua potencialidade. De acordo com a literatura, quem pratica exercício físico regular tem menor risco de desordens mentais comparativamente às pessoas sedentárias, sendo a atividade física um comportamento protetor contra o declínio cognitivo em idosos.


As práticas orientais de Yoga e Chi Kung deram origem às atividades Body & Mind. No século 20 e final do século 19, o Body & Mind ganhou nova relevância com a difusão e uniformização do Yoga no ocidente e com a criação de novas modalidades como Pilates.


As atividades Body & Mind relacionam não só a forma como os pensamentos, atitudes, perceções e a consciência propriocetiva afetam as funções corporais, mas também a forma como as sensações cinestéticas causam alterações na perceção, atitudes e comportamentos. Estas modalidades procuram acrescentar aos benefícios fisiológicos e psicológicos do exercício regular, componentes de relaxamento central e disciplina introspetiva que são importantes para o bem-estar psicológico e a saúde a longo prazo.


Assim, as atividades Body & Mind promovem um aumento da estimulação e, por sua vez, função cognitiva em diferentes vertentes como:
o Atenção / ‘Awareness’ – capacidade de estar consciente do meio
o Concentração;
o Memória;
o Capacidade de Aprendizagem;
o ‘Empowerment’ – Sensação de poder/ autonomia;

A melhoria na performance cognitiva, tem impacto tanto no bem-estar como na qualidade de vida de quem pratica, como por exemplo:
o Redução dos sintomas de ansiedade, stresse e depressão;
o Redução da agressividade;
o Aumento do autocontrolo;
o Os mecanismos que explicam todos estes benefícios associados às atividades Body & Mind são:
o Melhorias ao nível da estabilização do sistema autónomo e de resposta ao stress;
o Aumento da dominância parassimpática (sistema que permite ao organismo responder a situações de calma);
o Equilíbrio das áreas corticais responsáveis pela atividade talâmica e inibir áreas corticais envolvidas em funções executivas;
o Ativação do sistema límbico, de forma a aumentar a libertação de prolactina e ocitocina, aumentando a sensação de calma.

Assim sendo, e tendo em conta os benefícios mencionados, as modalidades de Body & Mind são uma excelente solução para o desenvolvimento holístico (físico, psicológico e social) do ser humano.


Boas aulas!