Nos dias de hoje, com toda a evolução tecnológica e com uma sociedade a viver em constante stress, as nossas crianças fazem cada vez menos atividade física. Como consequência temos cada vez mais crianças com excesso de peso e problemas de saúde associados (diabetes, problemas cardíacos, depressão…).

De salientar que, a atividade física tem inúmeros benefícios, tais como, ajudar no desenvolvimento da comunicação e da interação social; melhorar a capacidade de concentração e atenção na realização de tarefas; aumentar a autoestima e o controlo de emoções (menor probabilidade de bullying), bem como stress; melhorar a qualidade de vida e saúde, prevenindo problemas de saúde e ajudar a ter um corpo mais forte.

Cabe aos pais e à escola o importante papel de inverter esta situação e conseguir que as nossas crianças larguem os smartphones, os videojogos, as redes sociais e sejam mais ativos.

São poucas as crianças que nos dias de hoje têm hipótese de brincar na rua, de saltar à corda, jogar ao elástico, à apanhada, passando cada vez mais tempo sentadas. Temos de ser nós, educadores, a ter uma atitude diferente e proactiva, ensinando estas brincadeiras e criando condições para que as crianças possam colocar em prática.

Uma das melhores formas de tentar modificar estes comportamentos é criarmos rotinas que permitam que os adultos se juntem às crianças e façam atividade física juntos:

  • Andar de bicicleta;
  • Subir e descer pelas escadas, substituindo o elevador;
  • Passear o cão;
  • Fazer caminhadas;
  • Fazer jogos em casa que envolvam componente física (até envolvendo as tarefas do dia-a-dia).

Estamos a passar por um momento difícil da nossa sociedade em que somos “obrigados” a ficar em casa com os mais pequenos horas a fio. Mais do que nunca é importante mantermos as nossas crianças ativas trocando o sofá pelos jogos e desafios em família, para que todos os benefícios referenciados anteriormente possam acontecer.

              Crie estafetas com os brinquedos, faça exercício físico, crie uma pista de dança, corridas de imitação de animais, faça o jogo da macaca em casa…. Invente desafios e animação para que todos estejam ativos e mais saudáveis.

              Promova que as nossas crianças se mexam!!