Solinca Connected
InícioFitnessA CONTRIBUIÇÃO DA ATIVIDADE FÍSICA NO TRATAMENTO DA DEPRESSÃO

A CONTRIBUIÇÃO DA ATIVIDADE FÍSICA NO TRATAMENTO DA DEPRESSÃO

By marcanthony1230, Abril 8, 2021 Posted in: Fitness

A depressão é uma doença psíquica que, além de afetar a parte emocional de um indivíduo, tornando-o incapaz de sentir prazer, afeta o seu funcionamento fisiológico. É uma das doenças que causa maior índice de incapacidade psico-físico-social à população em geral, de acordo com a Organização Mundial de Saúde (OMS), perdendo neste indicador apenas para as doenças cardiovasculares.

O desenvolvimento de estudos científicos sobre depressão tem-se revelado fundamental para a promoção e manutenção da saúde. De acordo com vários autores, a medicação farmacológica antidepressiva apresenta bastantes influências positivas no tratamento da depressão, porém muitos pacientes não aderem ou não perseveram este tipo de tratamento devido aos seus efeitos colaterais e ao seu alto custo. A falta de acesso e persistência ao tratamento farmacológico aumenta a procura por tratamentos antidepressivos alternativos, como eletroconvulsoterapia, psicoterapia e a atividade física (KATZ, 2003; SILVEIRA, 2001).

Estudos sobre a qualidade de vida têm evidenciado, cada vez mais, a importância da atividade física e do exercício físico na saúde mental.  De acordo com Weignberg (2001), a prática de exercício físico regular funciona como coadjuvante terapêutico na redução de sentimentos de ansiedade e depressão.

Neste sentido, quer a atividade física, quer o exercício físico são um aliado importante no tratamento antidepressivo e, quer pelo seu custo-eficácia, quer na ação preventiva de patologias que podem levar um indivíduo a situações de stresse e depressão. Já Sharkey, em 1998, reconheceu que benefícios terapêuticos à prática regular de exercício físico, verificando que indivíduos que praticam atividade física de forma regular reduzem significantemente os sintomas depressivos.

 Neste sentido, é recomendado que os principais objetivos dos programas de atividade física, devam ser promover mudanças positivas nos problemas psíquicos e fisiológicos causados pela depressão.

 O movimento corporal trabalhado através das relações entre o indivíduo e seu ambiente, bem como pela aquisição do equilíbrio das dimensões morfológicas, funcional-motora, fisiológica, sensorial e comportamental, auxilia na redução dos sintomas da doença mental, resultando na melhoria na qualidade de vida por proporcionar bem-estar pessoal e melhorando principalmente a saúde emocional (Roeder, 2001).

Related Posts

RELAÇÃO ENTRE PERÍMETRO ABDOMINAL E DOENÇAS CARDIOVASCULARES

RELAÇÃO ENTRE PERÍMETRO ABDOMINAL E DOENÇAS CARDIOVASCULARES

By mabrocha, Março 30, 2022
Posted in: Fitness

Segundo a Direção-Geral da Saúde (DGS), em Portugal, as doenças cardiovasculares, o excesso de peso e a obesidade são um dos principais problemas de saúde pública. Representam a principal causa de morte sendo fundamental atuar ao nível da prevenção.

Ler mais

RELAÇÃO ENTRE PERÍMETRO ABDOMINAL E DOENÇAS CARDIOVASCULARES
TREINAR EM CASA PELA SUA SAÚDE

TREINAR EM CASA PELA SUA SAÚDE

By marcanthony1230, Abril 14, 2021
Posted in: Fitness

Treinar em casa é, mais do que nunca, uma real necessidade. Mantermo-nos ativos, energizando o nosso corpo e mente, torna-se essencial para darmos continuidade a um estilo de vida saudável e não interrompermos o processo em vão. Trata-se de uma inevitável adaptação à rotina de treino a que estamos acostumados…

Ler mais

TREINAR EM CASA PELA SUA SAÚDE
EFEITO DO TREINO DE FORÇA NA DENSIDADE MINERAL ÓSSEA DOS ADOLESCENTES

EFEITO DO TREINO DE FORÇA NA DENSIDADE MINERAL ÓSSEA DOS ADOLESCENTES

By marcanthony1230, Abril 13, 2021
Posted in: Fitness

De acordo com alguns estudos (Barnekow‐Bergkvist et al., 2006), adultos que treinaram de forma regular, durante a adolescência, têm a densidade mineral óssea mais alta do que adultos mais inativos durante o mesmo período. Esta observação fez-nos pesquisar mais sobre o tema e procurar desmitificar alguns mitos. Diferentes estudos reportam…

Ler mais

EFEITO DO TREINO DE FORÇA NA DENSIDADE MINERAL ÓSSEA DOS ADOLESCENTES

Previous Post

A CIÊNCIA POR DETRÁS DA MÚSICA E EXERCÍCIO

Next Post

A IMPORTÂNCIA DE CRIAR UM HÁBITO DE TREINO E MANTÊ-LO

Deixe uma resposta Cancelar resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

*

*

© 2022 Solinca Connected All Rights Reserved

Search products
  • Home
  • Account
  • Search
  • Cart