Solinca Connected
InícioFitnessA CIÊNCIA POR DETRÁS DA MÚSICA E EXERCÍCIO

A CIÊNCIA POR DETRÁS DA MÚSICA E EXERCÍCIO

By marcanthony1230, Abril 8, 2021 Posted in: Fitness

Alguma vez tentou fazer uma faixa de agachamento sem música? Acha que seria mais difícil do que o normal? Iria gostar da experiência?

Na Les Mills é reconhecida a importância da música por detrás do treino. A música tem a habilidade de nos fazer sentir bem; faz-nos mexer. Leva-nos a saltar mais alto, treinar mais forte e dançar com mais liberdade.

Sabemos que a música é essencial para ter uma grande experiência de treino. Vamos olhar um pouco para a ciência por detrás da combinação da música com o movimento…

Estudos descobriram que a música aumenta a resposta ao treino; reduz a perceção subjetiva de esforço de intensidade baixa a moderada, aumenta a eficiência metabólica, melhora a disposição e encoraja o movimento rítmico.
Parece que a música diminui a nossa perceção subjetiva de esforço durante a intensidade de exercício leve a moderada. Na presença de música motivadora, acabamos por nos distrair do treino intenso que estamos na realidade a fazer. Isto pode ter a ver com o facto de a música causar um estímulo no nosso cérebro e, por isso, distrair-nos do desconforto do treino. É como quando batemos com o cotovelo e respondemos esfregando para aliviar a dor. O movimento de esfregar bloqueia um pouco a sensação de dor porque o cérebro tem de processar tanto o esfregar como a dor.

No entanto, este efeito positivo na perceção subjetiva de esforço diminui quando o exercício atinge uma intensidade mais elevada. Quando o corpo se depara com desafios mais intensos, a música deixa de conseguir distrair os praticantes do desconforto físico. As boas notícias são que, se a música não consegue mudar a perceção da fadiga, ela consegue fazer com que as pessoas se sintam mais positivas, ou seja, com mais vontade de se comprometerem com o exercício ou rotina.


Em relação à melhoria da eficiência metabólica, um estudo de 2012 (1), demonstrou que ciclistas que pedalam com a música requerem menos 7% de oxigénio para completarem o mesmo treino que ciclistas requerem ao pedalarem em silêncio.
Devemo-nos questionar como é que a música cria estes estados emocionais e fisiológicos. Existem 4 aspetos importantes, como o ritmo ou batida da música, a musicalidade (cadência e harmonia), o impacto cultural (significado da música na nossa sociedade) e as associações com a música (todos nós vivenciámos o efeito do tema rocky ou chariots of fire).

E agora? Os efeitos energizantes da música no que sentimos, significa que ela pode influenciar positivamente o nosso comportamento com o treino, assim como a nossa habilidade para o exercício. Logo, influencia diretamente a frequência das suas idas ao ginásio. Desta forma, ficamos em forma e mantemos nos em forma!


E então? Juntamos o melhor dos dois mundos? Ouvir música e ficar saudável, que lhe parece? Partilhe com os instrutores responsáveis pelas aulas de grupo que frequenta, a sua preferência musical para que possamos adaptar a aula aos seus gostos.


Boas aulas de grupo!

Related Posts

PILATES PARA TODOS

PILATES PARA TODOS

By mabrocha, Março 16, 2022
Posted in: Fitness

O método Pilates, criado pelo alemão Joseph Pilates, é um método de treino que tem como base o controlo muscular e, que visa, a total e completa conexão entre o corpo e a mente. Este método prevê não só devolver e restaurar a saúde dos indivíduos com patologias/lesões, mas também promover um aumento da qualidade de vida das pessoas saudáveis (sem lesões ou patologias diagnosticadas).

Ler mais

PILATES PARA TODOS
SÍNDROME DO CRUZADO INFERIOR

SÍNDROME DO CRUZADO INFERIOR

By marcanthony1230, Abril 14, 2021
Posted in: Fitness

No atual panorama social, e devido à liberdade de movimentos que possuímos na cintura pélvica, é comum existirem desequilíbrios musculares, desequilíbrios esses que são caracterizados por uma desproporcionalidade de força, tensão ou tamanho relativamente aos músculos recíprocos (agonista/antagonista) inseridos no mesmo contexto articular. Esses desequilíbrios tendem a ser cada vez…

Ler mais

SÍNDROME DO CRUZADO INFERIOR
A CELULITE TEM SALVAÇÃO?

A CELULITE TEM SALVAÇÃO?

By marcanthony1230, Abril 8, 2021
Posted in: Fitness

A celulite é, na verdade, uma inflamação do tecido subcutâneo ou tecido adiposo, onde as células gordas sofrem um processo de dismorfia, ou seja, de alteração da boa morfologia, apresentando excesso de gordura no seu interior e deformidade da sua parede. A solução do problema só é possível com um…

Ler mais

A CELULITE TEM SALVAÇÃO?

Previous Post

A CELULITE TEM SALVAÇÃO?

Next Post

A CONTRIBUIÇÃO DA ATIVIDADE FÍSICA NO TRATAMENTO DA DEPRESSÃO

Deixe uma resposta Cancelar resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

*

*

© 2023 Solinca Connected All Rights Reserved | LSX is a WordPress theme developed by LightSpeed.

Search products
  • Home
  • Account
  • Search
  • Cart