Solinca Connected
InícioFitnessA CELULITE TEM SALVAÇÃO?

A CELULITE TEM SALVAÇÃO?

By marcanthony1230, Abril 8, 2021 Posted in: Fitness

A celulite é, na verdade, uma inflamação do tecido subcutâneo ou tecido adiposo, onde as células gordas sofrem um processo de dismorfia, ou seja, de alteração da boa morfologia, apresentando excesso de gordura no seu interior e deformidade da sua parede.

A solução do problema só é possível com um tratamento multifatorial, visto na verdade tratar-se de um processo fisiopatológico.

Pelo menos oito em cada dez mulheres têm um problema estético chamado tecnicamente de lipodistrofia ginóide – vulgarmente chamada celulite. Algumas estimativas apontam para um número na ordem dos 95%.

Por que é que quase todas as mulheres a têm? Quais são as causas?

Existe um fator preponderante na incidência da celulite no sexo feminino e deve-se aos estrogénios, sendo que esta hormona está diretamente envolvida no processo desta inflamação.
Depende também de fatores genéticos: existe uma predisposição familiar e pessoal, uma tendência natural ao edema (ou a congestão com dificuldade do retorno da linfa), à formação de varizes, o que leva a formação de um processo inflamatório importante.
Além disso, as mulheres brancas caucasianas têm mais celulite que as mulheres asiáticas e negras.

A celulite pode ter como causa também problemas microcirculatórios. Sabe-se que 70% das mulheres que apresentam celulite podem apresentar também alterações vasculares principalmente nos membros inferiores.

Que fatores proporcionam o aparecimento da celulite?

– Má alimentação

– Sedentarismo (a falta de atividade física)

– Mau funcionamento intestinal

– Baixa ingestão de líquidos

– Abuso no consumo de produtos industrializados

– Sal

– Alimentos ricos em sódio, açúcar, gorduras

– Metabolismo lento

– Pílula anticoncecional

-Tratamentos com hormonas à base de estrogénio

-Alterações da tireoide (hipotireoidismo)

-Excesso de peso ou pessoas com peso normal e com altas taxas de gordura (índice de massa corporal desequilibrada).
– Fatores de alteração das atividades hormonais: gravidez, pré-menopausa, stress com aumento do cortisol e o cigarro.

Quais as áreas mais afetadas?

– As regiões da anca, dos glúteos, das coxas principalmente a face interna da coxa e a região posterior, abdómen inferior e braços.

Tem cura?

Não podemos dizer que a celulite tem cura, mas podemos dizer que tem controlo e melhoria. No entanto, depende muito da qualidade de vida da pessoa, do momento que está a viver, da qualidade das horas de sono e da quantidade de cortisol que está a ser libertada na corrente sanguínea.

O Ideal é orientar essas pessoas no sentido de estarem em constante vigilância com a sua alimentação (retirando o excesso de sódio, sal e açúcar), com a prática de exercícios físicos, com a ingestão de água, de pelo menos 1,5 a 2 litros por dia, para ajudar na liberação dessas toxinas que formamos e temos muita dificuldade em libertar e que trazem mais inflamação ao tecido gordo.

De salientar o facto de ser muito mais difícil tratar a celulite quando esta está conjuntamente relacionada à gordura, porque o processo todo acontece no tecido adiposo. Só o simples facto da pessoa emagrecer vai garantir uma melhoria no quadro da celulite.

Em que apostar para melhorar?

– Alimentação correta + hidratação, bem como no exercício físico correto.

Podendo a celulite ser considerada uma inflamação a nível celular e sabendo que alguns alimentos têm ação anti–inflamatória, podemos dizer que podem conseguir ajudar a amenizar o quadro, em parceria com a água, que diminui a retenção de líquidos.

Os principais alimentos anti-inflamatórios são aqueles que são ricos em flavonoides (as frutas vermelhas e as cítricas, como a uva, a maçã, o aipo e a salsa), em licopeno (tomate, goiaba e melancia), no gengibre, em gorduras monoinsaturadas (azeite extra virgem e do abacate), em ômegas-3 e 6 (salmão, sardinha, sementes de linhaça e chia) e em selénio (castanha-do-pará).

Podemos também deitar mão aos cereais integrais (aveia e quinoa) e tubérculos, que por serem alimentos de baixo índice glicémico, contêm açúcares, que entram de forma mais lenta na célula, reduzindo o risco de ocorrer acúmulo de gordura e, portanto, a celulite.

As frutas cítricas e vermelhas, também são ricas em antioxidantes, ou seja, combatem os radicais livres, impedindo a liberação de toxinas pelo organismo, o que piora o aspeto da celulite.

Não pode faltar a água. Beber 2 litros por dia elimina toxinas e auxilia a circulação. Alimentos ricos em água (como melancia, melão, abacaxi, alface, alcachofra, pepino e beterraba) ajudam bastante, mas não substituem o consumo da mesma.

Para além disso existem sempre tratamentos que podem ser levados a cabo, uns com mais eficácia do que outros, mas que podem ajudar a minorar o aspeto inestético da celulite.

Temos:

– Drenagem linfática

– Radiofrequência

– Mesoterapia

– Endermologia

– Massoterapia manual

……

– Cremes? (somente o uso desses cremes não consegue resolver ou curar a celulite, sendo mais um coadjuvante e uma forma de manutenção, prevenção e controlo). A cafeína é uma substância muito utilizada, presente em vários cremes industriais, em concentrações diferenciadas, muitas vezes em associações que aumentam o processo de melhoria do retorno venoso.

Related Posts

AMPLITUDE DO AGACHAMENTO

AMPLITUDE DO AGACHAMENTO

By marcanthony1230, Abril 8, 2021
Posted in: Fitness

A amplitude do agachamento é ainda hoje um tema controverso entre os participantes. A amplitude do agachamento pode ser completa ou devo ficar pelos 90º no joelho? Sabemos cientificamente ao dia de hoje que uma amplitude completa do agachamento não compromete a “saúde” dos nossos joelhos. As forças tensionais e compressivas…

Ler mais

AMPLITUDE DO AGACHAMENTO
ESTRATÉGIAS PARA UM ESTILO DE VIDA ATIVO

ESTRATÉGIAS PARA UM ESTILO DE VIDA ATIVO

By marcanthony1230, Abril 13, 2021
Posted in: Fitness

Para que a mudança de comportamento a longo prazo seja bem-sucedida, os praticantes devem-se comprometer com as mudanças e usar estratégias de autogestão para manter o controlo do seu comportamento de exercício físico. As dicas comportamentais agem como instruções para o início do comportamento desejado. Elas são simples, mas poderosas,…

Ler mais

ESTRATÉGIAS PARA UM ESTILO DE VIDA ATIVO
BENEFÍCIOS DA PRÁTICA DE ATIVIDADE FÍSICA DURANTE A GRAVIDEZ

BENEFÍCIOS DA PRÁTICA DE ATIVIDADE FÍSICA DURANTE A GRAVIDEZ

By marcanthony1230, Abril 8, 2021
Posted in: Fitness, Kids & Family

A gravidez é um fenómeno biológico caracterizado por alterações nas estruturas internas, ao nível da auto perceção, na relação com o outro e com o quotidiano. Durante este período, as mudanças a nível hormonal, psicológico e fisiológico também se fazem notar e podem afetar diretamente a prática de AF. Na…

Ler mais

BENEFÍCIOS DA PRÁTICA DE ATIVIDADE FÍSICA DURANTE A GRAVIDEZ

Previous Post

A BARRIGUINHA LISA OU O CORE FORTE

Next Post

A CIÊNCIA POR DETRÁS DA MÚSICA E EXERCÍCIO

Deixe uma resposta Cancelar resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

*

*

© 2022 Solinca Connected All Rights Reserved | LSX is a WordPress theme developed by LightSpeed.

Search products
  • Home
  • Account
  • Search
  • Cart